Plano de Aula

EQUAÇÃO DO 2.º GRAU


INTRODUÇÃO

Em matemática, uma equação quadrática ou equação do segundo grau é uma equação polinomial de grau dois. A forma geral deste tipo de equação é:
ax^2 + bx + c = 0

Onde:
x é uma variável, sendo ab e c constantes, com a ≠ 0 (caso contrário, a equação torna-se linear). As constantes ab e c, são chamadas respectivamente de coeficiente quadrático, coeficiente linear e coeficiente constante ou termo livre. A variável x representa um valor a ser determinado, e também é chamada de incógnita.

Fórmula de Bhaskara



MAPEAMENTO


  • Operações (potenciação e radiciação);
  • Linguagem algébrica;
  • Área e perímetro de figuras planas;
  • Fatoração;
  • Conceito de Equações;
  • Equação do 1° grau;

PLANO DE AULA

TEMA: Equação do 2° grau
9º ano Ensino Fundamental – 2º Bimestre
Tempo estimado: 4 semanas


Objetivos:
A equação de 2° grau é aplicada em várias situações em que envolvem problemas de área e perímetro, como um terreno que será loteado. O objetivo da aula é colocar o aluno diante de situações-problemas que envolvem um método para compreender e explorar em diferentes contextos os processos de cálculos para resolução de equações de 2º grau e enfrentamento de situações-problema envolvendo equações.


Competência e Habilidades:
Compreender a linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos; expressar situações envolvendo equações do 2° grau na forma algébrica; resolução de equação do 2° grau por diferentes métodos; Desenvolver a leitura e a escrita através dos seminários e das apresentações das paródias.


Justificativa:
Reconhecer e aplicar a fórmula de Bhaskara na solução de problemas em diferentes contextos.


Estratégias:
  • Solicitar uma pesquisa em grupos sobre o tema abordando conceitos, os fatos históricos, biografia do matemático, curiosidades, etc. Pode ser pesquisa na internet ou em livros. Prazo de uma semana para entrega, grupo de 4 alunos;
  • Solicitar um trabalho em grupo de confecção de uma paródia sobre Equação do 2º. Grau. Prazo de um semana, grupo de 4 alunos; 
  • Disponibilizar uma aula no laboratório para auxiliar na elaboração dos slides, se os alunos necessitarem;
  • Apresentação dos seminários em slides dos grupos;
  • Apresentação da paródia (Catada pelo grupo), eles podem levar violão, teclado, ou outros instrumentos musicais que eles tenham, para auxiliar na apresentação;
  • Jogos educativos como este:


Bibliografia: Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Estela Milani: Cadernos do Mathema – Jogos de Matemática de 6° ao 9º ano. Artmed – Reimpressão 2008 – Dala de Leitura – Livro do Professor.
  • Vídeo sobre história de Bhaskara, como este:


  • Breve revisão sobre Fatoração e área e perímetro;
  • Resolução de alguns exemplos simples do assunto;
  • Revisão sobre equações do 1º. grau.

Recursos materiais:
  • Computador com internet (Sala do Acessa);
  • Data show;
  • Instrumentos Musicais;
  • Sites:

  • Livros didáticos, tais como:
-  Giovanni Júnior, José Ruy: A conquista da Matemática, 9° ano. Ed Renovadora – São Paulo: FTD, 2009 – (Coleção da matemática).
-  Dante, Luiz Roberto: Tudo é matemática, ensino fundamental. Ed ática – São Paulo, 2005.
-   Iezzi, Gelson: Matemática e realidade: 8ª série. 4 ed. Reform – São Paulo, 2000.


Formas de recuperação:
Trabalhar a resolução de problemas envolvendo equações de 2º grau de forma contextualizada;
Exercícios complementares sobre o assunto, se necessário;
Atividades em grupos e mediação do professor e aluno auxiliando nas dúvidas.


Formas de Avaliação:
Verificar se os alunos desenvolveram as habilidades pertinentes ao assunto, por meio de observação na resolução de problemas, na participação em grupos, desempenho dos alunos nos trabalhos coletivos | seminários e pesquisa dos trabalhos, na socialização das respostas: Compreender a resolução de equações de 2º grau e saber utilizá-las em contextos práticos; Compreender a noção de função como relação de interdependência entre grandezas; Desempenho do aluno nos trabalhos coletivos e pesquisa desenvolvida – seminários; Relatórios das aulas; Lista de exercícios; e avaliação escrita.



PARÓDIA: FÓRMULA DE BASKARA

Por André Luiz Raphael - Profirmeza | 14/07/2011
                                                     Música: The Wall - Pink Floyd

X é igual  a b ao quadrado
Mais ou menos raiz de delta
Sobre duas vezes a
Essa é a fórmula de Báskara, a, a,
Hey teacher, pode perguntar
Equação do segundo grau vou acertar
Se esquecer a fórmula basta cantar

Delta é igual a b ao quadrado
Menos 4 vezes a vezes c
Primeiro encontre o valor do delta
Depois use a fórmula de Báskara, a,
Hey teacher, pode perguntar
Equação do segundo grau vou acertar
Se esquecer a fórmula basta cantar




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